“Vamos Falar sobre Racismo?”

Primeira série de podcasts criada pelos alunos da Escola Municipal Madrid/RJ, para a Web Rádio Fala Madrid. Nesta série, com 18 episódios, os alunos discutem o tema Racismo, a partir de diferentes perspectivas como ciência e racismo, expressões de origem racista, história do racismo no Brasil e no mundo, contando com a participação de convidados para dialogar com os alunos sobre o tema, como o escritor e ator Rodrigo França, o escritor Júlio Emílio Braz e o professor de história e filosofia da ciência da UFRJ, Francisco Rômulo Ferreira.

Esta série foi produzida entre os anos de 2020 e 2021, com a participação de alunos do sexto ao nono ano que se voluntariaram para participar da web rádio. Organizados em grupos e com apoio de monitores/pesquisadores e coordenação da professora de História, os alunos pesquisaram e produziram seus roteiros e gravaram os podcasts.

A Web Rádio Fala Madrid é um projeto desenvolvido por alunos e professores da Escola Municipal Madrid em parceria com pesquisadores do Laboratório de Tecnologias Cognitivas do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ.

No Laboratório de Tecnologias Cognitivas, desenvolvemos abordagens e metodologias educacionais que integram as tecnologias digitais de informação e comunicação ao processo educativo com pesquisa, ensino e extensão na área de ciências e saúde.

Acompanhe esta série no Spotify ou no Instagram da Web Rádio Fala Madrid!

Para conhecer mais sobre nosso trabalho, siga o Laboratório de Tecnologias Cognitivas no Instagram.

Rolar para cima
Ir para o conteúdo