O Projeto Escolarização Aberta com Tecnologias Digitais

O tema desta pesquisa são as contribuições de iniciativas que aproximem escola e sociedade e promovam a permanência de alunos na Educação Básica. Envolve o fortalecimento da cultura digital e científica na escola a partir da perspectiva da Escolarização Aberta (EA). EA integra aprendizagens formal e não formal, dando voz a alunos e professores por meio de projetos autênticos com cientistas e membros da comunidade, articulando questões sociocientíficas e currículo.

MOTIVAÇÃO

   O distanciamento da escola da realidade sociocultural dos alunos, das questões locais e globais, bem como das culturas científica e digital que permeiam a vida social é apontado dentre os fatores para o desinteresse dos alunos e, consequente abandono escolar.

RELEVÂNCIA

    Este projeto em rede investiga modelos e estratégias educativas alternativas e inovadoras que articulam cotidiano, ciência e tecnologias digitais, superando currículos tradicionais, aproximando a escola da sociedade e promovendo engajamento dos alunos. A temática contempla ainda ações de formação de professores para o fortalecimento das culturas digital e científica, participação colaborativa em projetos pedagógicos, produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) e construção de conhecimento a partir dessas iniciativas.

METODOLOGIA

   Esta pesquisa adota uma abordagem interdisciplinar que envolve intervenções educativas por meio da parceria entre pesquisadores, professores e alunos. Trata-se de uma pesquisa colaborativa e de longo prazo no campo, em que os pesquisadores assumem papel de observadores participantes. O locus do estudo são escolas públicas de Educação Básica nas diferentes regiões.

Nossos Objetivos

    O projeto Escolarização Aberta com Tecnologias Digitais: aproximando Currículo, Escola e Sociedade, foi submetido e contemplado no Edital CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – UNIVERSAL. Trata-se de uma iniciativa de um grupo de pesquisadores das seguintes instituições de ensino superior: UFRJ, UFF, PUC/SP, UFSC, PUC/PR, UNEB, UFCA e UFC. Estes pesquisadores já participam de diversas atividades conjuntas, que envolvem temáticas relacionadas com este projeto, dentre estas destacam-se colaborações com o Projeto CONNECT Inclusive Open Schooling e OLAF – Online Learning and Fun (Comissão Europeia – Programa Horizon, 2020-2023) e nas Redes de Pesquisa RRIData Network – Responsible Research and Innovation – Open University, UK e Colearn Coaprendizagem da Open University (UK).

    Segundo o IBGE, o segundo motivo do abandono escolar em 2019 foi o desinteresse no estudo. Essa situação foi agravada pela pandemia, tornando o retorno dos jovens à escola uma incerteza na pós-pandemia. São necessárias pesquisas que contribuam para aproximar a escola da sociedade e que despertem o interesse dos alunos em continuar os estudos. 

ben-white-EMZxDosijJ4-unsplash2

As questões da nossa pesquisa são:

    Estudos apontam que quando é dado protagonismo e voz aos estudantes, trabalhando temas relacionados ao cotidiano, há aumento de autoestima e engajamento, tornando as disciplinas mais significativas e contribuindo para diminuir a evasão. Sabe-se ainda que o professor é peça-chave para essas mudanças e para tal, serão desenvolvidas ações formativas com foco na cultura digital, na Pesquisa e Inovação Responsáveis e Escolarização Aberta.

    Por meio da parceria entre professores, alunos, pesquisadores e a comunidade escolar serão desenvolvidos e analisados projetos com tecnologias digitais que estimulem a pesquisa e discussão de temáticas científicas, sociais, políticas, tecnológicas e ecológicas e desenvolvam letramentos digitais e científicos em diferentes contextos (Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Bahia e Ceará).

Projeto contemplado no Edital CNPq/MCTI/FNDCT No 18/2021 – UNIVERSAL.

sobre-final-1
Rolar para cima
Ir para o conteúdo