Entre os anos de 2022 a 2024, foi realizado o curso MOOC Escolarização Aberta e Formação de Professores para a Alfabetização Científica, uma iniciativa que promoveu a formação continuada de 328 professores da educação básica ao longo de 8 turmas.
O curso partiu do reconhecimento da importância de trabalhar a natureza da ciência como parte fundamental do currículo escolar, conforme já indicado por autores como Lederman (2014) e Coll (2012). No entanto, frente aos desafios enfrentados na implementação efetiva dessa abordagem no contexto brasileiro (ALMEIDA & NARDI, 2013; FERRAZ et al., 2009), o MOOC foi desenvolvido como uma proposta prática, aberta e inovadora de formação docente.
A formação teve como foco:
- A escolarização aberta como estratégia pedagógica;
- A integração de temas sócio científicos atuais (como diversidade, gênero, inclusão, governança e ética);
- O uso de Recursos Educacionais Abertos (REA) na construção de práticas mais inclusivas e contextualizadas;
- A valorização da reflexão crítica sobre o currículo e a atuação docente.
Com base em uma metodologia quanti-qualitativa de pesquisa-ação, o curso foi concebido, implementado e avaliado em etapas, gerando dados e reflexões importantes para a formulação de recomendações para políticas públicas voltadas à educação científica no Brasil.
A experiência demonstrou que é possível recontextualizar a proposta de escolarização aberta na formação de professores, fortalecendo a alfabetização científica e promovendo práticas mais conectadas com os desafios do nosso tempo.
Essa iniciativa reafirma o papel estratégico da formação continuada de professores para uma educação mais justa, aberta e comprometida com a transformação social.
Link para acessar uma turma do curso: https://classroom.google.com/c/NDg4ODI1NjkyMDU3?cjc=tsf25bx