

Em 2024, o Laboratório de Tecnologias Cognitivas/UFRJ apresentou a oficina “Fato ou Fake sobre Questões Socioambientais: mudanças climáticas e racismo ambiental em foco” na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, uma feira de atividades que conta com a visitação de estudantes do ensino fundamental I e II e ensino médio.
Esta oficina teve o objetivo de promover uma discussão sobre questões socioambientais, muitas relacionadas às mudanças climáticas, bem como outros aspectos que afetam nossa sociedade e perpassam nosso cotidiano, como desigualdades sociais e racismo ambiental. Com o uso de slides, os alunos foram apresentados a imagens e frases sobre a temática e avaliaram se as consideram verdadeiras ou falsas utilizando plaquinhas vermelhas e verdes com as palavras FATO e FAKE, respectivamente. Os alunos participaram individualmente ou em grupos e tiveram um tempo para discutir entre si e levantar a plaquinha verde ou vermelha. Em resposta, foram apresentados a um texto, imagem ou vídeo curto, trazendo dados sobre a veracidade da informação ou esclarecendo por que é falsa e cada resposta foi uma oportunidade de discussão com os alunos.
Todos os materiais de resposta foram coletados na internet, priorizando notícias, textos ou vídeos de situações reais para que pudessem ser debatidas com os estudantes. Com esta atividade, pretendemos também discutir o que são fontes confiáveis de informação e como reconhecer “fake news”.
A duração da oficina é de aproximadamente 20 a 30 minutos, com 15 frases para serem julgadas pelos participantes como FATO ou FAKE. O equipamento utilizado é um notebook para passar a apresentação de slides e caixa de som para amplificar o som de vídeos usados como resposta de algumas frases. As plaquinhas foram confeccionadas em papel, plastificadas e palitinhos de sorvete foram colados para servir de suporte.
Consideramos que esse modelo de oficina pode ser replicado e adaptado por professores para diferentes níveis de ensino. É possível alterar as frases para trabalhar o mesmo tema de forma mais ou menos aprofundada, adequando a linguagem e as respostas para debate ou ainda adotar outra temática e construir as frases que discutam o novo tema proposto, adequando textos e imagens ao nível escolar e à discussão pretendida.
Assistam ao vídeo das atividades desenvolvidas nessa oficina.
No Laboratório de Tecnologias Cognitivas, desenvolvemos abordagens e metodologias educacionais que integram as tecnologias digitais de informação e comunicação ao processo educativo com pesquisa, ensino e extensão na área de ciências e saúde.
Para conhecer mais sobre nosso trabalho, siga o Laboratório de Tecnologias Cognitivas no Instagram.