


Em 2023, o Laboratório de Tecnologias Cognitivas/UFRJ apresentou a oficina “Fato ou Fake sobre Povos Indígenas” na Escola Municipal Madrid e na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) da UFRJ.
Em 19/04/23, a oficina foi aplicada com alunos do nono ano da E.M. Madrid, com a participação da professora de artes. A experiência inspirou sua apresentação em outubro do mesmo ano na SNCT, a qual contou com a participação de alunos de diferentes níveis do ensino fundamental e médio.
Nesta oficina, os alunos avaliaram se determinadas frases sobre povos indígenas, apresentadas em slides, eram falsas ou verdadeiras, usando plaquinhas verde para apontar o que seria Fato e plaquinhas vermelhas para apontar o que seria Fake. Assim, discutimos com os estudantes sobre informações que costumam ser disseminadas sobre povos indígenas na mídia, a fim de que eles pudessem reconhecer o que é verdadeiro e o que é falso e, assim, romper com estereótipos que circulam na sociedade e compreender a diversidade cultural que existe entre esses povos no Brasil. Além disso, a atividade permitiu discutir o que são fontes confiáveis de informação e como reconhecer as chamadas “fake news”.
Todos os alunos receberam um par de plaquinhas verde e vermelha e tiveram um tempo para discutir entre si e levantar a plaquinha respectiva para cada frase. Em resposta, foram apresentados a um texto, imagem ou vídeo curto, trazendo dados sobre a veracidade da informação ou esclarecendo por que é falsa. Cada resposta foi uma oportunidade de discussão com os alunos. Todos os materiais de resposta foram coletados na internet, priorizando notícias, textos ou vídeos em que os próprios indígenas relatam sobre suas vidas e esclarecem mitos e dúvidas que circulam nas mídias sobre eles.
Antes de começar a atividade, os alunos responderam à pergunta “O que eu sei sobre povos indígenas?” e, ao final da oficina, responderam à pergunta “O que eu aprendi sobre povos indígenas?”. Na SNCT essas respostas foram coladas em um mural e a ideia era mostrar para os próprios alunos o que eles e outros colegas tinham aprendido.
A duração da oficina é de aproximadamente 20 a 30 minutos, com 15 frases para serem julgadas pelos participantes como FATO ou FAKE. O equipamento utilizado é um notebook para passar a apresentação de slides e caixa de som para amplificar o som de vídeos usados como resposta de algumas frases. As plaquinhas foram confeccionadas em papel, plastificadas e palitinhos de sorvete foram colados para servir de suporte.
Consideramos que esse modelo de oficina pode ser replicado e adaptado por professores para diferentes níveis de ensino. É possível alterar as frases para trabalhar o mesmo tema de forma mais ou menos aprofundada, adequando a linguagem e as respostas para debate ou ainda adotar outra temática e construir as frases que discutam o novo tema proposto, adequando textos e imagens ao nível escolar e à discussão pretendida.
Assistam ao vídeo das atividades desenvolvidas nessa oficina.
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